Acervos
imagem: Edouard Fraipont/Itaú Cultural

A Missão Austríaca

Há exatos 200 anos, cientistas europeus desembarcaram no Brasil para coletar espécies de animais e plantas locais
Máquina fotográfica antiga com close na lente, feita de metal e couro preto
imagem: FreeImages.com/Grzegorz Rejniak

Desafios para a preservação de acervos fotográficos: digitalização ou restauro?

O artigo de Luciana Amaral visita a história da fotografia, analisando o desenvolvimento dos processos e das técnicas até o advento da fotografia digital. A problemática levantada pelo ensaio – que ainda tem poucas respostas – diz respeito aos desafios de conservação dos acervos fotográficos, sejam eles compostos de fotografias analógicas em diferentes tipos de suporte ou de materiais digitais. Quais as alternativas para garantir a perenidade desses acervos?
imagem: Edouard Fraipont

Brasiliana Iconográfica

Site disponibiliza obras de arte e outros materiais ligados à história, à cultura, à fauna e à flora do Brasil
Close de boneco jogador de futebol de mesa. O boneco jogador veste camisa vermelha e bermuda branca, tem pele branca e cabelos pretos. A pintura de suas roupas, pele e cabelo está desgastada. Seu corpo é atravessado na altura do tronco pela barra de metal que permite sua movimentação. Em segundo plano estão outros bonecos jogadores, de costas e vestindo camisa azul e bermuda branca.
imagem: FreeImage.com / Samuel Alves Rosa

Futebol & memória: reconstituição de um projeto de pesquisa

De autoria do professor e pesquisador Bernardo Buarque e da diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi, texto é uma breve pílula sobre o projeto de pesquisa realizado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC) em parceria com o Museu do Futebol
Na imagem em preto e branco, Machado de Assis aparece de perfil. Ele é um homem negro, com cabelos curtos, barba e bigode. O escritor veste um terno e usa óculos de grau.
imagem: Correio da Manhã/Acervo Arquivo Nacional

Há 150 anos, Machado de Assis estreou como romancista

O professor Hélio Guimarães fala sobre “Ressurreição”, o primeiro romance do autor, e de como surgiu a ideia da coleção que contempla todos os livros de Machado de Assis datados de 1861 a 1908 – que será lançada pela editora Todavia com o apoio do Itaú Cultural (IC)