Oscar Niemeyer, um Seminário
publicado em:
02/12/2013 - 11:53
Itaú Cultural
Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP 01311 000 [estação Brigadeiro do metrô]
Contatos e informações extras
11 2168 1777
O mês de dezembro marca duas datas importantes, o nascimento e o falecimento de Oscar Niemeyer. Como um tributo ao arquiteto, o Itaú Cultural, com o apoio da Fundação Oscar Niemeyer, apresenta nos dias 12 e 13 de dezembro o Oscar Niemeyer, um Seminário, com curadoria de Lauro Cavalcanti.
Expoentes de várias gerações da arquitetura brasileira se reúnem em torno de assuntos relacionados ao universo do ícone da criatividade projetual. No primeiro dia do evento, Paulo Mendes da Rocha e Marcio Kogan conversam sobre criação e linguagem e abordam como a liberdade e a surpresa são elementos singulares da arquitetura da Niemeyer ao longo de sete décadas de atuação. Ainda no mesmo dia, Ruy Ohtake e Glauco Campello discutem sobre como a obra do arquiteto transformou a malha da cidade.
O diálogo entre a linguagem de Niemeyer e de outros criadores de diferentes gerações é o tema do debate entre Angelo Bucci e Álvaro Puntoni no segundo dia de encontro. Farès el-Dahdah e Ciro Pirondi finalizam o evento conversando sobre a influência de Niemeyer nas obras de criadores de outros continentes e a repercussão nos modos de transmissão no ensino de arquitetura.
Confira as datas e os horários dos debates na aba Programação.
Oscar Niemeyer, um Seminário
quinta 12 e sexta 13 de dezembro de 2013
Sala Itaú Cultural - 219 lugares
interpretação em Libras
Entrada franca - distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento
[indicado para todas as idades]
13/12/2013 SEXTA-FEIRA - 20h30 às 20h30
Legado Internacional e Ensino
com Farès el-Dahdah e Ciro Pirondi
A internacionalização das estruturas concebidas por Oscar Niemeyer, a influência nas obras de criadores de outros continentes e a repercussão nos modos de transmissão no ensino de arquitetura.
Ciro Pirondi
É arquiteto e diretor da Escola da Cidade desde 2002. Atualmente é membro do conselho do Instituto Brasileiro Arte e Cultura, da Casa de Lucio Costa, do Instituto dos Arquitetos do Brasil e da Fundação Oscar Niemeyer. Desde 1983, dirige o escritório Ciro Pirondi Arquitetos Associados, em São Paulo.
Farès el-Dahdah
É professor de arquitetura e diretor do Humanities Research Center, na Universidade Rice, no Texas (Estados Unidos). Desde 2001, sua pesquisa tem sido voltada para a arquitetura e o urbanismo no Brasil. Participou dos projetos de descrição e organização dos acervos da Fundação Oscar Niemeyer e da Casa de Lucio Costa. Com Lauro Cavalcanti e André Corrêa do Lago, elabora um livro sobre os croquis de Oscar Niemeyer.
13/12/2013 SEXTA-FEIRA - 18h30 às 18h30
O Contexto
com Angelo Bucci e Álvaro Puntoni
O modo como a linguagem de Oscar Niemeyer foi recebida e o diálogo estabelecido com criadores em outros contextos e gerações.
Álvaro Puntoni
Graduou-se pela FAU/USP, onde também obteve os títulos de mestrado e doutorado. Desde 2002, leciona na FAU/USP e na Escola da Cidade, da qual é sócio-fundador. Formou o escritório Arquitetura Paulista com Angelo Bucci e Alvaro Razuk (1987-1992). Com Bucci, ainda trabalhou de 2002 a 2004 no SPBR Arquitetos. Desde 2004, integra o escritório Grupo SP.
Angelo Bucci
É graduado pela FAU/USP, com grau de mestrado e doutorado pela mesma instituição. Membro honorário do American Institute of Architects, fundou e dirige o escritório SPBR Arquitetos desde 2003.
12/12/2013 QUINTA-FEIRA - 20h30 às 20h30
Arquitetura e Cidade
com Ruy Ohtake e Glauco Campello
De que modo a arquitetura de Niemeyer criou o seu próprio lugar como um espaço urbano de exceção? Como, por vezes, se inseriu e transformou a malha da cidade?
Glauco Campello
Graduou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura, no Rio de Janeiro, em 1959. Dois anos antes, ingressou como estagiário no escritório de Oscar Niemeyer e passou a integrar a sua equipe de Brasília em 1958. Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) até 1999, atualmente é responsável pelos projetos de restauro e adaptação do prédio pertencente à Casa da Moeda e da Biblioteca Pública do Estado, ambos na cidade do Rio de Janeiro.
Ruy Ohtake
Graduou-se pela FAU/USP, em 1960. Elogiado por Oscar Niemeyer pela liberdade plástica, entre os projetos de sua autoria estão os hotéis Unique e Renaissance, o Instituto Tomie Ohtake, o Parque Ecológico do Tietê e o Edifício Santa Catarina, na Avenida Paulista. Em 2007, conquistou o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil.
12/12/2013 QUINTA-FEIRA - 20h30 às 20h30
Apresentação da Fundação Oscar Niemeyer (FON)
com Carlos Ricardo Niemeyer
12/12/2013 QUINTA-FEIRA - 18h30 às 18h30
Criação de Linguagem
com Paulo Mendes da Rocha e Marcio Kogan
A partir das curvas da Pampulha, Oscar Niemeyer criou uma linguagem ao explorar formalmente as possibilidades oferecidas pelas estruturas em concreto armado. A liberdade e a surpresa foram características singulares de sua arquitetura ao longo de sete décadas de atuação.
Marcio Kogan
É arquiteto e representou o Brasil na Bienal de Veneza de 2013. Recebeu mais de 200 prêmios nacionais e internacionais. É membro honorário do American Institute of Architects e foi considerado pela revista britânica Wallpaper uma das 150 pessoas mais influentes do mundo.
Paulo Mendes da Rocha
Paulo Mendes da Rocha é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) desde 1962. Premiado no Brasil e no exterior, recebeu em 2000 o Prêmio Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana por sua obra de renovação da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi também um dos representantes da arquitetura brasileira na Bienal de Veneza de 2000. Recebeu o Prêmio Pritzker em 2006.